A flauta é instrumento musical de sopro feito de diversos tipos de madeiras com formato de um tubo oco com orifícios. É um aerofone que, a partir do fluxo de ar dirigido a uma aresta que vibra com a passagem do ar, emite som.
Bastante antigo, a execução de tal instrumento consiste no ato de soprar o interior do tubo ao mesmo tempo em que se tapam e/ou destapam os orifícios com os dedos. De acordo com o sistema de classificação de instrumentos de Hornbostel-Sachs a flauta é classificada no grupo 421 - aerofones com sopro em aresta.
A pessoa que toca flauta é chamada de flautista.
A flauta possui um som melodioso, de timbre suave e doce. Seu som depende essencialmente, por um lado, da natureza e da direção da onda de ar e, por outro, do comprimento da coluna de ar. O som fundamental da flauta é o DÓ3, a partir do qual a extensão do instrumento é de 3 oitavas, graças aos harmónicos 2 e 4 (oitava e dupla oitava), cuja emissão é obtida pela modificação da pressão do sopro.
Tipos de Flautas
Flauta doce ou flauta de bisel - Flauta vertical, de madeira e bisel, acionada diretamente pelos lábios do executante. Foi o instrumento musical mais popular na idade média. São afinadas em DÓ e em FÁ, e produzem um som melodioso e extremamente confortante. Existem vários tipos de flauta doce, a saber:
- soprano - A mais conhecida. Emite sons agudos
- sopranino - sons agudíssimos;
- alto ou contralto - sons agudos e médios;
- tenor - sons médios e graves;
- baixo - sons graves e gravíssimos;
- contra-baixo - sons gravíssimos.
- Flauta transversal - Executada em posição horizontal, com sopro lateral; pode ser de madeira ou de metal. Muito usadas em orquestras sinfônicas.
- Flauta Vertical - É soprada pela extremidade superior
- Flautim - também conhecida como piccolo ("pequeno" em italiano). Como o próprio nome sugere, é uma pequena flauta, afinada uma oitava acima da flauta normal. Tem duas partes: a cabeça e o corpo. Por não ter a parte inferior, como nas flautas tradicionais, sua nota mais grave é o ré.
- Flauta basca - Também conhecida como flauta provençal, é flauta vertical com três orifícios.
- Flauta de pã (ou Flauta de pan) - Origem mitológica grega. Antigo instrumento de sopro, formado por uma série de tubos de comprimento decrescente. Conforme o local onde são construídas, a flautas podem ter características e nomes diversos, como siringe, na Grécia antiga, nai da Romênia, siku ou antara nos Andes, etc.
- Ocarina - É um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Feita de porcelana, terracota ou pedra. Possui normalmente a forma oval, porém há algumas variações nesse desenho. Ficou famosa após aparecer no jogo The Legend of Zelda.
- Xun - Flauta globular chinesa feita de barro ou cerâmica, semelhante a uma ocarina mas sem um fipple(apito).
- Gaita Colombiana (Colômbia). Derivada de um instrumento indígena local, não possui nenhum parentesco com gaitas irlandesas, asturianas ou galegas; compartilhando apenas o nome.
- Ney - Da Pérsia e Egito. Talvez a mais antiga das flautas que ainda possui executantes.
- Quena (cultura inca do Peru)
- Tin whistle (Irlanda)
- Shakuhachi (Japão)
- Pífano (Brasil)
- Suling (Indonésia/Filipinas)
- Venu (sul da Índia)
- Bansuri (India)
- Cangoeira - Flauta indígena (brasileira) feita de ossos de guerreiros mortos.
- Diaulo - Flauta dupla, usada entre os gregos
- Flauta Mizmar - Som agudo que se assemelha a um “mosquito”. Muito usada na música folclórica árabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário